Editado pelo Grupo Interlab Ano XXXI - Nº 139
Janeiro / Fevereiro / Março de 2009
  PÁGINA 1  |  PÁGINA 2  |  PÁGINA 3  |  PÁGINA 4  |  PÁGINA 5   |  PÁGINA 6  |  PÁGINA 7


Sensível ou Resistente?
              
A importância de baixos teores de Timina e Timidina no meio de Mueller Hinton.

   

Meios contendo teores excessivos de timina e timidina podem reverter o efeito inibitório das sulfonamidas e do trimetoprim, produzindo, assim, halos de inibição menores e menos nítidos, ou mesmo nenhum halo, o que pode resultar em relatório de falso-resistência.
Deve-se usar Agar Mueller Hinton com o menor teor possível de timidina.
Os lotes podem ser testados para Enterococcus faecalis ATCC 29212 ou 33186 com discos de sulfametoxazol/trimetoprim.
Um meio satisfatório fornecerá halos de inibição claros e nítidos, com diâmetro de 20 mm ou mais.
O contrário, um meio não satisfatório não produzirá qualquer halo de inibição, crescimento dentro do halo, ou um halo sistematicamente menor que 20 mm de diâmetro.
Os meios Mueller Hinton II Agar (BBL) e Mueller Hinton Agar (Difco) são fabricados de acordo com os requisitos da Organização Mundial da Saúde e a padronização CLSI (NCCLS). Ao adquirir um meio de cultura Difco/BBL você tem a confiança necessária para responder: Sensível ou Resistente.

Fonte: BRASIL. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Relatório de Avaliação do Controle Interno da Qualidade - CQI dos Laboratórios de Microbiologia da Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde - Rede RM. Brasília, 2007. Disponível em: www.anvisa.gov.br

 

 

Histidina

Conservantes são componentes essenciais em qualquer formulação, principalmente as que tenham significativas quantidades de água.
Estes tipos de conservantes são chamados antimicrobianos. Os antimicrobianos são classificados quanto à sua classe química.
Abordamos aqui, os antimicrobianos doadores de formol. Os mais comumente utilizados são oximetilenotiouréia, hexametilenotetraamina, compostos uréia-formoldeído, derivados de imidazolonas, hidantoínas, dentre outros.
No processo analítico, estes antimicrobianos, devem ser inativados, a fim de evitar resultados falso negativos. Este é um problema crítico quando se trata de produtos infantis e produtos para uso em mucosas.
A histidina pode ser adicionada na concentração de 0,1% ao TSB, caldo Letheen, TAT broth, dentre outros.
Neutralizando assim estes antimicrobianos presentes nos produtos a serem analizados.


 
 
 
Topo