Interlab 45 anos
Postado em: 15/05/2019

Em 16 de abril de 1974 - a quarenta e cinco anos atrás - a INTERLAB nascia em São Paulo com a missão de prestar um serviço de primeira linha ao mundo científico nacional.

Em outro 16 de abril, a 58 anos atrás, eu me convertia em prisioneiro político aos 21 anos de idade. Horas mais tarde daquele dia, entrando pela madrugada, meus três companheiros, universitários e até mais jovens que eu, eram fuzilados ante um pelotão de fuzilamento num infame paredão, em Cuba.

Meses mais tarde o Brasil e eu nos cruzávamos, quando as portas da Embaixada Brasileira em Havana, foram abertas para evitar que eu tivesse o mesmo destino dos meus companheiros fuzilados. Durante quatro meses o Brasil defendeu a minha integridade e procurou uma saída diplomática que me permitisse sair com vida e reconstruir o meu futuro.

No dia 16 de abril de 45 anos atrás, deu inicio a oportunidade dada, ao ser criada esta empresa e que neste ano pode mostrar ao seu país adotivo, que o investimento não foi em vão.

A INTERLAB, inicialmente representando os Laboratórios Difco dos Estados Unidos (Difco Laboratories), empresa pioneira na microbiologia mundial, desenvolveu uma filosofia de brindar um serviço competente para a comunidade científica nacional, que sofria de carências enormes para poder desenvolver seus projetos.

Na década de oitenta, quando o Brasil atravessou uma profunda crise cambial e pouco se podia importar, começamos a produzir em território nacional, meios de cultura e reagentes para laboratórios, que eram impossíveis de serem adquiridos. A fabricação nacional nunca parou e hoje podemos exibir uma gama de produtos nacionais e nacionalizados, que atendem a todas as necessidades da pesquisa científica e do trabalho laboratorial, em muitos campos.

Em 1988, quando uma nova Constituição foi discutida e aprovada, a INTERLAB colaborou, ajudando a criar junto com outros empresários, primeiramente a ASSIBRAL - Associação das Indústrias Brasileiras de Produtos para Laboratórios, a qual presidi durante muitos anos e que lançou a ideia, durante a Constituinte, de formar a CEBRACAN - Câmara Brasileira das Empresas de Capital Nacional, em que ocupei a Secretaria Geral da mesma e que foi responsável por muitas das conquistas em defesa da indústria nacional no texto Constitucional.

Em 1986, quando o flagelo da SIDA espalhou-se pelo mundo, foi o grupo INTERLAB junto com um grupo de cientistas brasileiros, que formou uma empresa pioneira, fabricante de um Kit para diagnóstico do HIV, quando a dependência dos países do primeiro mundo era absoluta. Aquele empreendimento também fabricou reagentes para diagnóstico de Chagas, Toxoplasmose, Hepatites e outras doenças, que até esse momento eram de origem estrangeira.

Mais recentemente, o grupo INTERLAB mergulhou num campo que durante anos tem impedido muita pesquisa científica, pelo custo dos reagentes e insumos dominados por poucas transnacionais. Pesquisando fontes de matérias-primas em todo mundo, descobrimos que estávamos sendo explorados por algumas que nada fabricam, porém, disponibilizam qualquer insumo ou reagente 10 a 20 vezes a mais do que seu custo. Estas poucas transnacionais exploram até seus próprios países, que são obrigados a pagar a preço de ouro, algo que não vale nada disso.

Porém, talvez, a nossa maior realização nestes 45 anos nada tem a ver com o Mundo Científico e sim com o Meio Ambiente. Há vinte anos, o Grupo INTERLAB apoiou a construção de um Santuário de Grandes Primatas e outros animais na região de Sorocaba, localizado ao lado da Rodovia Pres. Castelo Branco, no Estado de São Paulo, afiliado ao Projeto GAP – Grupo de Apoio aos Primatas – www.projetogap.org.br - movimento que luta pela defesa dos Grandes Primatas.

Durante todos estes anos, uma grande parte do nosso lucro foi destinado à este empreendimento, sendo hoje o maior Santuário privado de defesa da Biodiversidade na América Latina e um dos maiores do mundo. Localizado numa área preservada de 500.000 metros quadrados, estão abrigados mais de 250 animais resgatados da exploração e do tráfico; 50 chimpanzés, leões, ursos, dezenas de macacos nacionais e estrangeiros, aves e outros animais de mais de 30 espécies diferentes vivem em recintos de milhares de metros quadrados – sem visitação pública – e com toda a assistência necessária à saúde.

Esta é a nossa maior conquista, dedicar uma grande parte do nosso lucro à um Projeto de Defesa da Biodiversidade e Meio Ambiente, tão carente deste tipo de iniciativa.

Aqueles clientes, pessoas e corporações que se relacionam conosco, e que nos dão a oportunidade de brindar-lhes os nossos serviços, saibam que o Grupo INTERLAB não é só um comércio ou uma indústria ou prestadora de serviços, é muito mais que isso, é uma empresa comprometida com o futuro do nosso país e das futuras gerações, protegendo a Natureza acima de tudo, porque por ela existe.

 

Obrigado pela Preferência!

Dr. Pedro Alejandro Ynterian

Diretor-Presidente

Grupo Interlab.  

Para melhorar sua experiência listamos os produtos mais visualizados em nosso site. Para conhecer e saber mais detalhes sobre cada produto, clique em "Ver o produto".
Dextrose
Cas No: 50-99-7
A glicose, glucose ou dextrose, é um monossacarídeo e é um dos carboidratos mais importantes na biologia.
A glicose, glucose ou dextrose, é um monossacarídeo e é um dos carboidratos mais importantes na biologia. As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glicose é um dos principais produtos da fotossíntese e inicia a respiração celular em seres procariontes e eucariontes. É um cristal sólido de sabor adocicado, de fórmula molecular C6H12O6, encontrado na natureza na forma livre ou combinada.
Ver o produto Buscar Informativos
Ácido Fólico
Cas No: 59-30-3
Ácido Fólico
Fórmula Química: C19H19N7O6
Peso Molecular: 441,4 g/mol
Sinônimo: Pteroylglutamic acid; Vitamina M; Folacina
Ácido Fólico
Fórmula Química: C19H19N7O6
Peso Molecular: 441,4 g/mol
Sinônimo: Pteroylglutamic acid; Vitamina M; Folacina
Ver o produto Buscar Informativos
Agulhas Descartáveis 40X16 – 16G 1 1/2 – Branco
Cas No: Ausente
Agulhas Descartáveis 40X16 - 16G 1 1/2 - Agulha descartável estéril embalada individualmente.
Características: Cânula siliconizada que desliza facilmente, diminuindo a dor do paciente. Bisel trifacetado que torna a aplicação mais fácil e reduz a dor do paciente.
Canhão colorido para facilitar a identificação visual do calibre da agulha. Protetor plástico que garante a total proteção da agulha para um melhor acoplamento à seringa.
Agulhas Descartáveis 40X16 - 16G 1 1/2 - Agulha descartável estéril embalada individualmente.
Características: Cânula siliconizada que desliza facilmente, diminuindo a dor do paciente. Bisel trifacetado que torna a aplicação mais fácil e reduz a dor do paciente.
Canhão colorido para facilitar a identificação visual do calibre da agulha. Protetor plástico que garante a total proteção da agulha para um melhor acoplamento à seringa.
Ver o produto Buscar Informativos